26 de novembro de 2018
Projeto do Fórum Grita Baixada oferece curso de comunicação comunitária
"Direito à Memória e Justiça Racial" capacitará jovens comunicadores em janeiro de 2019
Nessas férias, o projeto Direito à Memória e Justiça Racial, do Fórum Grita Baixada, realizará do dia 14/01 ao dia 31/01, o curso gratuito de Comunicação Comunitária e Justiça Racial, com aulas de Fotografia e Produção de Vídeos, para jovens negros e/ou com baixa renda moradores da Baixada Fluminense.
As aulas acontecerão no Centro de Nova Iguaçu (local a confirmar), portanto, será oferecido um auxílio de transporte ao aluno, que também receberá um certificado de conclusão de curso no término da carga horária.
Nosso intuito, enquanto projeto, é formar uma rede de jovens comunicadores negros e/ou pobres na Baixada Fluminense para a construção de contra-narrativas em relação a mídia comercial hegemônica nos eixos de segurança pública, racismo e direitos humanos. O curso abordará temas como questões raciais, de gênero, entre outros, sob a perspectiva da consciência crítica e coletiva.
A certificação do curso será do Nucleo de Pesquisa Currículo, Cultura e Política da UFRRJ
OFICINAS
Oficina 1. Qual a diferença entre comunicação comunitária, popular e comercial?
Oficina 2. Racismo Institucional e Patriarcado
Oficina 3. Os jornais, a linguagem racista e de gênero, o poder e o seu papel ideológico
Oficina 4. Fotografia
Linhas:
Básico de Fotografia Digital
Composição e enquadramentos
Edição, tratamento e finalização de imagens
Oficina 5. Edição e Produção de Vídeo
Linhas:
Pré-produção/Produção
Operador de Câmera
Edição/Finalização
Oficina 6. Produção Textual
Oficina 7. Diagramação
Oficina 8. Mídias Sociais e Comunicação Segura
Prazo de inscrições: ATÉ O DIA 16 DE DEZEMBRO
GOSTOU? PARA SE INSCREVER BASTA CLICAR AQUI