AGENDA DE SETEMBRO     

Clique nas datas para obter

mais informações sobre os eventos  

 

RODA DE CONVERSA E OFICINA SOBRE DIREITOS HUMANOS

LOCAL: Pré-Vestibular Popular de Acari 

CINE DEBATE E EXIBIÇÃO DO FILME NOSSOS MORTOS TÊM VOZ

LOCAL: Colégio Estadual Rubens Farulla, São João de Meriti

CINE DEBATE E EXIBIÇÃO DO FILME NOSSOS MORTOS TÊM VOZ

LOCAL: Colégio Estadual Antônio Gonçalves, São João de Meriti

VI CURSO DE EXTENSÃO MÍDIA, VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS (UFRJ)

Aula 6: Representação da Violência na Mídia Hegemônica

LOCAL: UFRJ - Campus Praia Vermelha

 

Sobre o curso

 

O curso tem o objetivo de servir como um espaço de diálogo horizontal entre a Universidade e moradores de favelas e periferias, comunicadores populares, lideranças comunitárias, integrantes de movimentos sociais e profissionais com atuação em favelas e periferias. A proposta é refletir acerca das representações da violência, em seus recortes de classe, étnico-racial e de gênero, e propor alternativas a elas.

 

O formato das aulas será de mesas temáticas, em que estarão presentes professores, pesquisadores, ativistas e demais especialistas nos temas a serem abordados. As 13 aulas acontecem de 5 de agosto a 11 de novembro, das 17h às 20h, no Auditório do Nepp-DH, localizado no 3º andar do prédio anexo do Nepp-DH, no campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca).

 

Aberto ao público até o limite de vagas do auditório (60 lugares).

SEMINÁRIO QUEM PRODUZ CONHECIMENTO? 

LOCAL: Complexo Cultural De Nova Iguaçu. Rua Getúlio Vargas 51

 

Quem produz conhecimento?

Essa é a temática do encontro promovido pelo Fórum Grita Baixada e Visão Mundial.

Em um contexto político em que a produção de dados e informações oficiais são cotidianamente contestadas e fontes e institutos oficiais de pesquisas vem sendo aparelhados, torna-se cada vez mais urgente entender conhecimento como algo a ser construído de maneira não hierárquica, coletiva e periférica. Valorizar narrativas populares e entender os movimento sociais como fonte produção de conhecimento é fundamental para a desconstrução do saber como monopólio de poder hegemônico, branco e classista.

É por isso que Fórum Grita Baixada e Visão Mundial convidam academia, movimentos sócias e populares para juntos/as pensarmos essa construção na Baixada Fluminense.

Dialogar para o fortalecimento de contranarrativas torna-se urgente e necessário.

REUNIÃO MENSAL DO FÓRUM GRITA BAIXADA 

LOCAL: Rua Dom Adriano Hipólito, 8, Moquetá, Nova Iguaçu, Centro de Formação de Líderes (CENFOR) 

CURSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E MILITÂNCIA DIGITAL

LOCAL: Igreja Presbiteriana Unida de Queimados. Avenida Irmãos Guinle, Queimados.

 

Esse curso será realizado pela AMPARA- Associação Amigos do Paraíso - OSC não-partidária e laica, voltada para a cidadania, Educação, Esporte e Lazer na cidade de Queimados, orientada pelos princípios da ética, direitos humanos. Através de parceria com a Casa fluminense (www.casafluminense.org.br) que é um espaço permanente para a construção coletiva de políticas e ações públicas por um Rio mais justo, democrático e sustentável.

Os temas do curso são: Conceitos de cidadania, políticas públicas, governos. Noções de Políticas Públicas de Saúde, Educação, Segurança Pública, Saneamento Básico etc. Também haverá uma oficina sobre o uso de ferramentas das redes sociais promoção de Direitos do cidadão. No final, será proposto aos participantes a proposição e construção de uma Lei de Iniciativa popular para ser encaminhada à câmara de vereadores.