Primeiro Seminário Intermunicipal de Boas Práticas das Gestões Municipais na Prevenção à Violência

 

29 de novembro - São João de Meriti

 

A proposta do Seminário nasceu da necessidade de realizar uma discussão junto as gestões municipais da Baixada sobre o papel dos respectivos governos em políticas públicas que possam, por um lado, contribuir para a prevenção da violência e, por outro, para a redução do número de homicídios.

 

O enfoque do seminário é contribuir para a troca de saberes e experiências que possam contribuir para ações exitosas de prevenção da violência no plano municipal, seja para a redução das taxas de homicídios. Para isso, avaliamos como importante entender a dinâmica da violência, o que esperamos que seja respondido pela Mesa 1: Diagnóstico da Violência – Quem Mata, Quem Morre e Quem Paga? Depois do almoço teremos a Mesa 2: Segurança Pública e o Papel dos Municípios, quando serão discutidas as possibilidades e os limites para ação municipal no campo da prevenção e também na redução dos homicídios. Finalmente, na Mesa 3: Políticas Públicas de Prevenção da Violência, a proposta é trazer alguns casos de sucesso que possam contribuir para uma discussão local entre os gestores públicos.

 

O público do seminário será formado por aproximadamente 150 pessoas das diferentes gestões municipais, em especial, prefeitos, secretários e coordenadorias de direitos humanos, segurança, igualdade racial, juventude, educação e outras. Também serão convidados o Ministério Público, representantes de conselhos municipais de segurança, da sociedade civil e outros atores relevantes para que tal discussão possa fomentar estratégias nos governos e assim, fomentar ou qualificar as políticas públicas.

 

  • Objetivo do Seminário: fomentar, por meio da troca de experiências exitosas e melhor compreensão das dinâmicas da violência contra a vida, estratégias públicas municipais que possam instituir ou qualificar ações de governo e políticas públicas.
IMG_5059.JPG
IMG_5056.JPG
IMG_5062.JPG
comissao.jpg