IMG_5066.JPG

Dia 23 de agosto a Comissão da Frente Intermunicipal de Valorização da Vida reuniu-se em São João de Meriti para avaliar a proposta de realização do Primeiro Seminário de Boas Práticas de Governos Municipais para a prevenção da violência e a redução de homicídios.

 

No encontro, foi acertada a proposta de que São João de Meriti seja a sede deste primeiro Seminário, dada a grande participação que o município vem tendo junto a Frente, especialmente a secretaria de direitos humanos,

 

Também foi acertada a realização de um encontro entre a Frente e o Consórcio de segurança, reunindo os prefeitos das cidades integrantes.

 

A FIVV é uma Frente formada por sociedade civil e governos municipais da Baixada Fluminense e quem o propósito de buscar somar forças na perspectiva da prevenção da violência. Está posto no horizonte da FIVV a oferta de um Seminário em 2017 e a construção de modelos de planos de valorização da vida e redução da violência nos municípios associados.

 

A ideia é que este Seminário, possa reunir pesquisadores e gestores de governos municipais do Brasil onde evidenciou-se o efetivo trabalho de cidades para a prevenção e redução da violência.

 

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) referentes a 2015 mostram um aumento expressivo da violência na Baixada Fluminense, em particular os crimes contra a vida.

 

Atualmente a Baixada Fluminense é a região do Estado do Rio de Janeiro com os maiores registros de crimes contra a vida, isto é, homicídios dolosos, homicídios decorrentes de intervenção policial (autos de resistência), latrocínio e lesão corporal seguida de morte), superando a capital, a Grande Niterói e o interior (Ver Mapas 1 e 2, abaixo. Veja também, mais abaixo, a Carta de Princípios, referência para atuação da FIVV.

 

Recentemente, no 9 Fórum Rio, promovido pela Casa Fluminense, o Fórum Grita Baixada apresentou a perspecrtiva da FIVV para uma das mesas temáticas. Clique aqui para saber mais: Matéria sobre a FIVV no 9 Fórum Rio - Casa Fluminense.