Atlas.jpg

Lançado em 05 de junho de 2017, o Atlas da Violência 2017 serviu como pano de fundo para a apresentação do pesquisador Daniel Cerqueira, do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA)  durante o Encontro Para Além dos Números, realizado em 20 de julho na Igreja Nossa senhora de Fátima e São Jorge.

 

A inciativa, fruto da parceria entre o Centro de Dreitos Humanos de Nova Iguaçu e o Fórum Grita Baixada, buscou contribuir para um duplo objetivo: primeiro, lançar um olhar mais preciso e técnico sobre o fenômeno da violência. Hoje em dia há muitas visões distorcidas sobre as causas e as consequências da violência, provocadas especialmente por informações incompletas e pouco aprofundadas, em especial da televisão, principal fonte de informação da maioria da população.

 

Se por um lado a violência é algo visível no quotidiano, ela não atinge a todos da mesma forma. Por exemplo, o número de mortes decorrentes de intervenção policial já ultrapassou o de latrocínio (roubo seguido de morte). Essa é uma informação que poucas pessoas conhecem. E qual a importância desse conhecimento quando vemos um discurso quase onipresente de maior efetivo policial nas ruas e da presença de guardas municipais armados?

 

Essa pergunta nos remete ao segundo objetivo do evento e que dá sentido ao título Para Além dos Números. Mais do que o conhecimento técnico em si, o que se pretende é realizar uma discussão política sobre tais informações, pois existem questões ligadas a quem morre e quem mata e o real significado dessas mortes para a sociedade. Por exemplo, enquanto a taxa de homicídios dos não negros caiu 12,2% entre 2005 e 2015, a dos negros subiu 18,2%. Em que medida tal informação orienta as políticas públicas de segurança, assistência social, educação, esporte, cultura e lazer? Em que medida tal informação é apropriadada pela sociedade quando se pede a redução da maioridade penal?

 

Além dos dados apresentados por Daniel Cerqueira, o encontro também contou com as contrubuições do assessor político do Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu, Fransergio Goulart e da Diretora Executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck . Marilene de Paula, Coordenadora de Programas da Fundação Heinrich Böll, mediou o debate.

 

 

Saiba Mais:

O Atlas da Violência é um publicação do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

O encontro Para Além dos Números, que acontecerá dia 20 de julho no salão da Igreja Nossa Senhora de F´átima e São Jorge, no Centro de Nova Iguaçu, as 17h30min, contará com a presença do pesquisador do IPEA, Daniel Cerqueira; da Coordenadora da Anistia Internacional, Jurema Werneck e do assessor político do Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu, Fransérgio Goulart.

 

A entrada é gratuita. A Igreja de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge fica a poucos metros da estação de trem de Nova Iguaçu e próxima do Hospital Iguaçu. O Endereço da Igreja é Avenida Getúlio Vargas, 220 - Centro.

 

Dúvidas? Entre em contato com o Fórum Grita Baixada:

(21) 2767-0472 (ramal 207)

Atendimento de 9 às 12 horas e de 13 as 17 horas.