Fórum Grita Baixada

Por uma Cultura de Vida
pattern.jpg

ESPECIAL

>>> 1 Seminário de Direitos Humanos da Baixada Fluminense

Realizado nos dias 15 e 16 de agosto, o primeiro Seminário de Direitos Humanos da Baixada foi promovido pela Universidade Iguaçu, Defensoria Pública, Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu e Fórum Grita Baixada.

pattern.jpg

Entrevista do Mês: Paulo Santos

>>> O fotógrafo que ajudou a fundar 32 sindicatos

Econômico nas palavras, mas rico em experiências políticas, o ex-topógrafo e autor do livro Baixada Fluminense em Preto e Branco, já recusou convite para expor em Nova Iorque, fez secretário de obras “entrar no buraco” e conta nos conta sobre os impactos da crise econômica em um grande jornal.

Opinião

>>> A Baixada Fluminense e o Estado Penal

O artigo tem por objetivo apresentar como o espaço da Baixada Fluminense tem sido e tido experiências quase cotidianas de práticas de um Estado Penal. Destacamos ainda, que no centro desta reflexão se faz necessária uma análise da relação do capital e do racismo, que são estruturantes na fundamentação da sociedade Brasileira.

Reportagem Folha de São Paulo

>>> Primeiro Semestre mais violento

Reportagem da FSP entrevistou Luciene Silva, ativista das Mães Vítimas da Violência de Estado e membro associada do Fórum Grita Baixada em matéria que aborda o aumento do número de mortes neste ano, tornando o primeiro semestre de 2017 como um dos mais violentos. Leia a matéria completa.

Defensores da Paz em Belford Roxo

>>>CDHNI e Defensoria oferecem curso de formação

Uma dupla de defensores públicos, após assistir vários casos em que indivíduos se encontravam sem orientação na busca de seus direitos, teve a iniciativa de organizar em parceria com o Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu um curso para qualificar cidadãos com noções básicas legais e constitucionais.

Encontro dos Núcleos Fórum Grita Baixada em agosto.jpg

Núcleos do Fórum Grita Baixada

>>> Encontro aconteceu no sábado, dia 19 

Primeiro encontro dos representantes dos núcleos do Fórum Grita Baixada aconteceu no Centro de Formação de Líderes em Moquetá, Nova Iguaçu, no dia 19, no horário de 9 as 17 horas. Foi um momento de troca de experiências, formação e desafios.

 

 

Projeto de Litigância Estratégica

>>> CDH e Fórum Grita Baixada lançam Projeto dia 23

O projeto tem por objetivo a responsabilização do Estado pela violência policial. No processo estaremos fortalecendo e apoiando a rede de mães e familiares vítimas da Baixada Fluminense com incidência política no campo de reparações econômicas e psíquicas sociais.

pattern.jpg

Inaugurada parceria entre o Fórum Grita Baixada & Rio On Watch

>> Moradores e ativistas da Baixada comentam audiência pública sobre segurança

Na primeira matéria fruto da parceria entre o Fórum Grita Baixada e a Rio On Watch, é analisada a mais recente audiência pública sobre segurança.

 

Leia tambem: Carta Manifesto assinada pelo Fórum Grita Baixada e lida durante a audiência sobre a situação da violência no Estado.

pattern.jpg

The Intercept Brasil

>> Uma análise sobre como os detentores do poder repetem velhas e desgastadas fórmulas

Cecília Oliveira, do Intercept Brasil analisa os discursos e as práticas sobre os recentes acontecimentos envolvendo a segurança pública no Rio de Janeiro.