IMG_20170817_120305363.jpg

Estudantes do Colégio Bom Pastor, em Belford Roxo, após a exibição do filme O Custo da Oportunidade.

22 de agosto

 

Exibição de documentário movimenta Colégio Estadual Bom Pastor, em Belford Roxo

 

Na última quinta-feira, 17 de agosto, o Fórum Grita Baixada (FGB) contribuiu na articulação da exibição do documentário “O custo da oportunidade”, produzido pela Universidade de Duke em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o coletivo cultural Enraizados.

 

Os alunos do Colégio Estadual Bom Pastor, nas redondezas do Gogó da Ema, em Belford Roxo, tiveram a oportunidade de discutir o acesso as universidades públicas da Baixada Fluminense. Membros do Pré-Vestibular Bom Pastor estiveram presentes reforçando a importância da construção do núcleo do FGB no bairro.

 

O debate foi conduzido pelos participantes do projeto entre Duke e UFRRJ. Antes da exibição do filme foram feitas algumas observações pelo articulador Douglas Almeida e pelo integrante da UNEAFRO Rafael Andrade, apresentando essas duas instituições que conduzem o trabalho do núcleo e do Pré-Vestibular em Bom Pastor. Rafael aproveitou para reforçar o convite aos alunos para que participem do Pré e das atividades. “A UNEAFRO e o Fórum Grita Baixada oferecem essa oportunidade com o apoio da Igreja Católica, mas só faz sentido se vocês participarem, é importante pra vocês e pra mudar a realidade desse bairro e da nossa cidade” – disse Andrade.

 

A estudante de história do Instituto Multidisciplinar (IM) da UFRRJ Louise Vailante conduziu uma série de perguntas aos jovens sobre o que eles pensam da escola e sobre suas perspectivas frente a possibilidade de cursar o ensino superior. Um dos questionamentos feitos foi para que serve a educação, algo apontado pelos estudantes como de difícil resposta, tendo em vista as diversas limitações ainda existentes no país que prejudicam uma educação de qualidade. Aproximadamente 50% dos alunos presentes, a maioria de 2º e 3º ano do Ensino Médio, disseram sonhar em cursar o ensino superior e muitos se espelham em familiares que estão na faculdade, muitos desses os primeiros da família.

 

Após as perguntas, o documentário foi exibido contando a trajetória de alguns estudantes do IM, as dificuldades enfrentadas e os novos rumos com a existência de um campus de uma universidade federal no município de Nova Iguaçu. O vídeo também exibe algumas lutas protagonizadas pelo Fórum Grita Baixada no último ano, como o revezamento da tocha da vergonha e o lançamento do relatório “Um Brasil dentro do Brasil pede socorro”. “É importante compreender que não existe uma fórmula ou um tempo certo para entrar na faculdade, o documentário prova isso, mas o acesso é uma grande oportunidade para a vida dos jovens, principalmente nas periferias” – apontou Stephanie Reist.

 

Também se apresentaram o professor John French e a estudante Chloe Ricks da Universidade de Duke, além do taxista Denis, de 39 anos, estudante de turismo no IM – UFRRJ. Denis contou um pouco da sua trajetória e incentivou os alunos a estimularem também seus pais e irmãos a voltarem a estudar. As palavras dele fizeram com que outros professores do colégio estadual também usassem a palavra para contar a trajetória, Robinho e Elaine, funcionários do Estado, deram destaque ao papel da educação na transformação de suas vidas. Brendon, presidente do grêmio estudantil e participante do Pré-Vestibular, disse que o filme e o debate “possibilitam que os estudantes abram seus horizontes”.

 

No final da atividade a diretora Sônia e a coordenadora pedagógica Bruna Patrocínio agradeceram a oportunidade e disponibilizaram o espaço do colégio para outros encontros. “As coisas dão certo quando a gente se esforça. Fico feliz com a presença dos universitários e acredito na importância em trazer esses debates para o colégio. E para os alunos deixo essa mensagem: estudem, o sucesso de vocês é o nosso sucesso!” – encerrou Bruna o cine-debate em Bom Pastor.

2.jpg

No final da atividade a coordenadora pedagógica Bruna Patrocínio agradeceu a oportunidade e disponibilizou, juntamente com a Diretora Sonia, o espaço do colégio para outros encontros.

3.jpg

Rafael Andrade, da UNEAFRO reforçou o convite aos alunos para que participem do Pré-vestibular: "A UNEAFRO e o Fórum Grita Baixada oferecem essa oportunidade com o apoio da Igreja Católica, mas só faz sentido se vocês participarem".